Os tipos de plantas ideais para a decoração do apartamento

Confira dicas sobre as espécies mais indicadas para varandas, salas e cozinha  

As plantas sempre foram bem-vindas na decoração da casa, dando um toque todo especial para cada ambiente. Mas para isso, é muito importante saber que espécie escolher para colocar nos espaços, considerando iluminação, ventilação e estética. Além dos vasos, os jardins verticais têm conquistado muitos gostos e deixado sacadas, salas e outros lugares com aquele toque especial de natureza e requinte. A paisagista e design de interiores Liane Martins dá dicas de quais espécies usar em cada ambiente, com criatividade e sofisticação.

“Hoje em dia, com a verticalização das residências, quando olhamos para o alto das metrópoles encontramos jardins elaborados, caprichosos e sofisticados em varandas, sacadas, salas de estar, cozinhas e áreas de serviços, transformando a paisagem de concreto e vidro dos edifícios em verdes frondosos de plantas com o colorido de folhagens e flores. Enquanto, infelizmente, nosso tempo de lazer diminui, cresce a opção de varandas em apartamentos que integram churrasqueiras e espaços gourmet para receber e confraternizar com a família e os amigos. Podemos considerar que eles são os contemporâneos jardins urbanos da vida moderna nas metrópoles”, destaca a paisagista.

As sacadas e varandas mesclam os ambientes criando a possibilidade de interagir com o verde, que já não se limita somente aos vasos, mas também com a implantação de jardins verticais e paredes verdes com inúmeras plantas ornamentais, canteiros, recipientes e suportes que permitem cultivo de hortaliças e frutíferas. Com criatividade e a utilização de materiais como decks, pedras, fontes, pedriscos, objetos decorativos e artísticos, podemos transformar essas áreas em ambientes de lazer e de estar.

Além desses materiais, o mercado disponibiliza móveis adequados e resistentes ao sol e a chuva, que podem ser de madeira certificada, fibra sintética ou alumínio, que aliados às plantas diversas trazem a sensação de rusticidade, do ar do campo, do sítio e das cidades interioranas, nos aproximando da natureza e ampliando as áreas de convívio da família e amigos.

Apesar de algumas restrições que existem nos apartamentos, nada impede de colocar aquele cantinho verde e agradável, que possibilite o vivenciar com a natureza.  Espécies como samambaias, antúrios, bromélias, espadas e lanças de São Jorge, avencas, lírios-da-paz, palmeira licuala, ráfis e pleomele, todas das famílias de suculentas, ervas e temperos e outras.

“As plantas necessitam de poucos cuidados e uma especial dose de carinho, nos oferecendo em troca o esplendor de suas cores e aromas, de seu florescimento e beleza e é impressionante como sua presença modifica a energia e o aconchego do ambiente”, reforça a design de interiores.

As opções de plantas em vasos podem fazer uma composição com os móveis, com a decoração, o estilo e personalidade do morador. O ideal é que arquitetos, paisagistas e decoradores trabalhem juntos na escolha das plantas que melhor se adaptem ao local e ao espaço disponível. São muitas as possibilidades, aliando o design de interiores, a iluminação, as cores, a concepção do espaço e a beleza natural de plantas e flores. O resultado certamente será um espaço único, aconchegante e especialmente integrado à natureza.