Dica do Especialista

Afinal, você mora bem?

Escrito por  Redação

30/04/2020 às 14:30

4 minutos

Compartilhe este artigo

 

Espaços bem distribuídos, ventilados e iluminados são fundamentais para as famílias, principalmente em momentos como o que estamos vivendo, de intenso isolamento social

Com restrição para sair de casa, a solução é adaptar os espaços do apartamento, principalmente para trabalhar e estudar, de maneira que não deixe escapar o foco e a produtividade dessas atividades. Mas, além da necessidade desse conforto, é muito importante que as pessoas da família tenham condições de morar bem em todos os ambientes. Um bom exemplo é o espaço da sala, que pode ter sofás com lugares para que todos sentem e possam viver momentos agradáveis de brincadeiras e bate-papo, sem o tal aperto. Caso, no espaço de sala não caiba um sofá grande, que tal optar por pufes ou almofadões que ajudam bastante também?

Os pisos nivelados entre as salas também colaboram nesses momentos em que todos estão em casa, justamente porque o espaço é o mesmo, apenas separado pelos mobiliários que distinguem a sala de estar da de jantar, oferecendo assim a integração perfeita para todos. Para que tudo isso atenda dentro das expectativas é muito importante analisar o imóvel antes e imaginá-lo comportando ou não as pessoas da família, a fim de que os espaços tenham a circulação adequada para cada um, considerando, inclusive, a disposição dos móveis. Já pensou que um nicho pode atender muito bem a sala e uma cozinha gourmet, simultaneamente?

Já que não estamos podendo sair para tomar sol como gostamos, ambientes com janelas grandes, que favorecem a iluminação e a ventilação natural, são fundamentais tanto nos espaços mais privativos quanto nas áreas comuns do apartamento. Um projeto de iluminação bem feito é fundamental para não estressar durante os momentos de leitura, seja na sala ou no quarto, privilegiando uma iluminação branca, com spots direcionados, pode ser uma boa escolha. Nos espaços de home office a iluminação precisa oferecer conforto e ser bem direcionada para atender bem o trabalho no notebook, por exemplo. Se o espaço estiver frente a uma janela, estará na situação perfeita para o dia com a luz natural. Luz, natural ou artificial, também combina com pinturas de cores neutras nos espaços, que ajudam na sensação de tranqüilidade e conforto em qualquer ambiente, a qualquer hora do dia. Isso não quer dizer que você deixará de lado uma cor mais quente e alegre, ou que revestimentos em tonalidades mais fortes, como detalhe de uma parede ou de um acessório até mesmo, não caem bem. Você deve estar pensando: o meu imóvel é pequeno e não tenho tantas condições de flexibilidade.

A dica da arquiteta Thalita Berzuini, responsável pelos decorados da CONSTRUTORA PATRIANI, é que você não desanime e aposte num projeto personalizado de design, com boas opções que cabem no bolso, com marcenarias feitas com móveis inovadores em acabamentos e multifuncionais, que podem contribuir muito no caso de restrição de espaços, pois um único móvel pode se transformar em outro, agregando bem-estar, leveza e agilidade para o cotidiano.

“Essas são algumas dicas de soluções e adaptações que podem dar muito certo nos ambientes do seu apartamento, para que more bem com a família, além de preservar a privacidade de cada um e também a interatividade entre todos, a fim de promover momentos felizes. Sem esquecer do queridinho do momento, o home office, que pode ser criado com muito bom gosto desde os quartos, cozinha, living, sala e terraço”, finaliza a profissional ressaltando ainda que o momento da pandemia está sendo uma oportunidade para observarmos o quanto é importante ter um lar doce lar que nos protege e nos dá inúmeras possibilidades para viver bem.


Utilizamos cookies para personalizar o conteúdo e analisar o nosso tráfego.
Decida se você deseja aceitar cookies do nosso site.