Comportamento

Dia da Criatividade – Como é ser criativo na CONSTRUÇÃO CIVIL?

Escrito por  Redação

17/11/2021 às 18:00

4 minutos

Compartilhe este artigo

 

Ser criativo nem sempre é uma tarefa fácil. Ao falar sobre criatividade logo imaginamos ideias inovadoras, novas soluções de problemas, ou uma nova forma de pensar e enxergar as coisas para transformá-las em algo útil. Na CONSTRUTORA PATRIANI, o processo criativo está em todas as partes e é preciso estar atento às novidades para desenvolver ideias que atendam o jeito de morar das pessoas.

Para o Dia daCriatividade vamos explorar um pouco de como surgem essas ideias na criação de projetos para ambientes de coworking, delivery room, espaço influencer e minimercado.

Segundo Albert Einstein, a “criatividade é a inteligência se divertindo”. Na construção civil, essa frase faz sentido quando falamos da elaboração de projetos e da personalização das decorações, afinal é preciso deixar com que as ideias tomem outras proporções.

As pesquisas sobre o que é tendência no setor e sobre o que é esperado para o futuro também ajudam na elaboração de projetos criativos e soluções inovadoras para os ambientes dos prédios.

“Espaços como o coworking, delivery room e o minimercado nos prédios da PATRIANI surgiram por conta do momento que vivenciamos com a pandemia, no qual percebemos a necessidade de criar espaços para atender o novo jeito de morar e trabalhar”, destaca a diretora de Produtos, Marilis Ceccarelli.

A ‘nova forma de viver’ das pessoas requer salas de reunião mais tranquilas, mais facilidade para as compras, haja visto que o e-commerce veio para ficar, além de espaços com boa infraestrutura para os pets e salão para pequenas festas em família. Tudo isso requer inspirações para projetos que atendam esse estilo de vida.

Quando falamos de decoração, as referências podem surgir de vários lugares, mas é preciso encaixá-las com as ideias criativas.

“Antes de iniciar um projeto, buscamos inspiração de diversos modos. Mas, na maioria das vezes a criatividade vem de: lugares que visitamos, filmes icônicos – inclusive, nos inspiramos em alguns para criar a brinquedoteca - cores, tecidos novos em catálogos de fornecedores, mobiliários e outros. Mas, sempre é ideal pensar nas combinações e, principalmente, na funcionalidade”, destaca a arquiteta da PATRIANI, Mayra Brunelli.

Durante todo o processo criativo, o nome do empreendimento também pode ajudar a elaborar as ideias. “Quando descobrimos que ‘Mirai’ significava futuro, desenvolvemos uma decoração mais moderna, que passasse uma sensação futurística aos moradores. O Barile é outro exemplo: todos os ambientes têm toques que remetem à Europa, especificamente a Itália”, finaliza Mayra.

A partir dessas experiências, você já pode imaginar um pedacinho do quanto se cria na construção civil, desde os primeiros riscos e rabiscos do projeto arquitetônico até o toque final para a entrega de um prédio.

Falamos sobre a construção civil, mas você pode levar sua criatividade para além de muitas habilidades no dia a dia.


Utilizamos cookies para personalizar o conteúdo e analisar o nosso tráfego.
Decida se você deseja aceitar cookies do nosso site.