Decorando seu Lar

Espelhos com LED – ideia que tem refletido sucesso na decoração, em perfeita harmonia com os projetos de iluminação

Escrito por  Redação

13/08/2021 às 15:50

2 minutos

Compartilhe este artigo

 

Modelos com efeito camarim combinam em qualquer ambiente de casa 

Na hora de reformar a casa ou o apartamento, a busca por itens que deixem os ambientes com um ar mais moderno e sofisticado é constante, não é mesmo? Uma das peças queridas por muitas pessoas que desejam dar uma nova roupagem para os ambientes são os espelhos com LED, pois trazem um ar de modernidade e a sensação de amplitude dos cômodos. Mas, como fazer com que essas peças se complementem com a decoração do ambiente?

O diretor da RR Espelhos e Vidraçaria Roberto Vieira Gonsalez conversou conosco e deu dicas muito bacanas que vão lhe animar para pensar na ideia e, quem sabe inovar os espelhos de casa.

“Esses modelos de espelhos combinam em qualquer ambiente da casa, não desbotam as roupas do closet, não danificam obras de arte, têm longa vida útil e baixa emissão de calor, ou seja, não atraem insetos. Além disso, os espelhos dão efeito camarim, o que é perfeito para quem ama se maquiar”, diz Roberto.

Agora fique atento a essa dica: os espelhos com LED ficam incríveis no lavabo, hall de entrada da casa ou apartamento, na sala e nos quartos. “Uma boa ideia é compor o espelho com um aparador na sala, no closet ou no corredor que leva aos quartos”, detalha Roberto.

Cada espelho tem uma especificidade. Alguns são melhores do que outros para serem usados com fitas de LED. Por isso, é sempre bom ficar atento aos modelos e escolher um que se encaixe melhor com a ideia decorativa proposta para os ambientes de casa.

“Para criar um efeito mais sofisticado, o melhor espelho é o na cor prata, pois dá amplitude, não distorce as cores, é fácil de ser encontrado e possui baixo custo para o consumidor, se comparado a um espelho no estilo bronze ou fume. Além de tudo, espelhos de ótima qualidade, como os da fabricante Cebrace, não dão problemas de oxidação”, detalha o profissional.

O investimento nos espelhos com LED varia bastante. Tudo irá depender da qualidade da fita de LED utilizada e o tamanho do espelho, podendo custar a partir de R$ 550.

“A última novidade desse mercado são os (espelhos) retro iluminados, que têm uma borda de jato e a iluminação na parte de traz, os espelhos deixam a luz mais indireta. São bastante usados em camarins para maquiagem”, acrescenta o especialista

Além das fitas de iluminação, as lâmpadas de bulbo em tamanho mini, também são responsáveis pelo efeito camarim, servindo tanto para as áreas de penteadeiras quanto dos espelhos de banheiros.

Instalação

Na hora de colocar um espelho com LED em casa é muito importante que a instalação da iluminação seja feita por um eletricista profissional, por questões de segurança. Em banheiros é preciso um pouco mais de cautela por conta da área úmida.

“Antes de instalar é importante que haja um ponto de eletricidade ou painel de MDF (placa de fibra de densidade média), próximo de onde será colocado o espelho, para ligar a luz. Além disso, é importante que o ponto de eletricidade ou MDF tenha no mínimo 3cm de distância, para não atrapalhar a instalação do espelho”, detalha o profissional

É provável que os fios das fitas de LED fiquem aparecendo, por isso, será necessário ter um espaço para escondê-los. Normalmente, se esconde na parte de trás do espelho ou num armário com abertura para a passagem de fios.

A potência da iluminação nos espelhos pode variar bastante por conta do tamanho do espelho e da LED utilizada. Tem modelos que consomem 4,8 watts por metro colocado, já em um rolo de 5 metros, por exemplo, o consumo é de 24 watts. Agora, para as fitas RGB (que mudam de cor), o consumo é de 7,2 watts por metro.

“Para a luz de LED ligar apenas no momento certo é preciso isolar o circuito de eletricidade, assim ela é ligada apenas como luz decorativa, isso ajuda na economia de energia também”, finaliza Roberto.



Utilizamos cookies para personalizar o conteúdo e analisar o nosso tráfego.
Decida se você deseja aceitar cookies do nosso site.