Decorando seu Lar

Quer aprender como instalar papel de parede?

Escrito por  Redação

16/03/2021 às 14:00

5 minutos

Compartilhe este artigo

 

Comece sua decoração com um passo a passo bem fácil

Ambientes bem decorados requerem detalhes especiais. O papel de parede é queridinho porque ajuda a personalizar o ambiente com o estilo do dono, dando identidade visual para o lar. Mas, você faz ideia como se instala o papel de parede?

Temos um vídeo super especial para lhe ensinar de maneira fácil e rápida cada passo. Antes de você assistir as dicas, o Roberto Cândido Teodoro, profissional expert há 20 anos na instalação de papel de parede, tem algumas curiosidades bacanas:

Você sabia que apesar do papel de parede ter ganhado fama nos Estados Unidos, ele surgiu na China a 200 a.C e era produzido com papel de arroz sem qualquer detalhe decorativo? Pois é... Foi depois desta fase que o material começou a se aprimorar e ganhar cores emotivas.

“Hoje, no mercado temos vários estilos de papéis, como os arabescos (desenhados), os lisos (sem desenhos), modelos italianos, aveludados, 3D, TNT, adesivados e diversas outras estampas delicadas, radicais, selvagens e infantis,” ressalta Teodoro.

Mas quanto custa para instalar um papel de parede? O custo do material vai depender muito do estilo do papel. Alguns são mais caros que outros, podendo ter preços que variam entre R$ 100 e R$ 12 mil. Os mais caros, normalmente, tendem a ter mais qualidade do que os outros, mas isso não é uma regra, pois existem muitos papéis de ótimo custo-benefício e de boa qualidade.

As cores, texturas e modelos variam muito de um fabricante para o outro, mas isso não interfere na hora da instalação, porque a técnica é a mesma para todos. A única diferença é que para os papéis arabescos (desenhados) é necessário fazer o casamento dos desenhos, diferente dos lisos (sem desenho), que não precisam disso.

“Antes de iniciar o processo de instalação é muito importante ver como está a parede. Pode ser necessário corrigir algumas imperfeições, reparando com massa acrílica e finalizando com tinta. Tudo isso precisa ser feito pelo menos uma semana antes de instalar o material,” alerta o instalador.

Agora chega de conversa e clique no vídeo para assistir


Confira a relação de materiais que você vai precisar para colocar essa criatividade em prática, economizando com mão de obra e deixando o espaço do seu jeito:

Materiais: 

1 escada

1 trena

1 brocha ou rolo de pintura 

1 tesoura

1 estilete

1 nível

1 espátula de aço

1 espátula de plástico

2 panos secos

1 cola de papel de parede em pó de 100g

1 recipiente para diluir a cola

1ª etapa - medição da parede

Meça a altura do teto até o chão, multiplique essa altura pelo comprimento total da parede para saber quantas faixas serão necessárias. Todo papel de parede tem perca. Se for liso (sem desenho), ela é de 10%, mas se for arabesco (desenhado), ou em 3D, é possível que chegue a 30% ou 40% do rolo.

2ª etapa– conferência do produto 

Com o rolo em mãos, verifique se a referência está de acordo com o código do papel que você pediu. Se você comprou 2 rolos de papel, por exemplo, os dois precisam ter a mesma referência e o mesmo lote. Caso tenha um rolo com a referência e o lote diferente, esse material mudará o tom do produto, ou seja, ele pode ficar mais claro ou mais escuro.

3ª etapa – passo a passo para instalação do papel 

Vamos começar! 

  • Abra o rolo do papel no chão.
  • Estique a trena na medida da altura que você tirou da parede.
  • Corte o papel com a tesoura ou estilete uns 5cm a mais da altura que foi medida. As paredes não são retas e precisam ser alinhadas para fazer a junção certa dos desenhos.
  • Após o corte, você terá sua 1º faixa. Ela será sua referência.
  • Para ter a 2º faixa, estique o papel novamente e case o desenho com a 1º faixa. Repita o processo para ter as outras faixas. Por exemplo, case o desenho da 3º faixa com o da 2º faixa e assim por diante.
  • Numere os versos das faixas em sequências, exemplo: 1,2,3,4.
  • Enrole-as ao contrário e deixe todas juntas.  
  • Forre o ambiente onde você vai passar a cola no papel com plástico ou lonas para não sujar o chão.

Prepare a cola de papel 

  • Pegue 2 litros de água e coloque no recipiente (normalmente são usados baldes). Coloque metade do saquinho de 100g e mexa até a cola virar tipo um mingau. Mas, ela não pode ficar muito pastosa. Caso isso aconteça, acrescente um pouco mais de água.

Instalação do papel 

  • Pegue os papéis enrolados e coloque-os na sequência que você marcou, em cima do plástico ou lona que está usando para forrar o chão.
  • Comece pela 1º faixa. Coloque a cola na metade do papel e dobre ele, faça o mesmo com a 2º faixa.
  • Pegue a escada e coloque-a na posição necessária para instalar o primeiro papel.
  • Coloque o estilete, a tesoura, a espátula de aço e de plástico no bolso. 
  • Leve a 1º faixa e abra a primeira parte colocando-a a 5 cm para cima do teto, começando do canto da parede.
  • Passe a espátula de plástico em cima do papel para fixá-lo na parede e tirar o excesso de cola.
  • Desdobre a outra parte da 1º faixa e faça o mesmo processo.
  • Pegue a 2º faixa de papel com cola e repita o procedimento casando o desenho. Faça o mesmo em todas as outras.
  • Use a espátula de aço para tirar os 5cm que ficaram para cima do teto e em cima do rodapé.
  • Utilize o pano úmido branco para tirar o excesso da cola que ficou sobre o papel e limpe o teto também.

Tudo pronto! 

  • O papel levará 48 horas para secar completamente. Por isso, não mexa na parede antes da hora. Durante esse tempo, podem surgir algumas bolhas, mas é normal porque as paredes não são uniformes. Se caso aparecerem, elas vão sumindo conforme a secagem. 

 


Utilizamos cookies para personalizar o conteúdo e analisar o nosso tráfego.
Decida se você deseja aceitar cookies do nosso site.