Sustentabilidade

Uso consciente: uma repetição constante para comemorar o Dia Mundial da Água

Escrito por  Redação

23/03/2021 às 11:33

5 minutos

Compartilhe este artigo

 

Água de reuso é um grande exemplo de reaproveitamento e cuidado dessa joia da natureza

Estamos na semana de comemorar a importância da Água em nossas vidas. O momento ideal para refletir sobre a valorização desse recurso natural que mantém a vida humana e o Planeta. Podemos dizer que a falta do uso consciente da água tem nos deixado cada vez mais em situação de escassez.

Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), 1,2 bilhão de pessoas não tem acesso à água potável e outras 5 milhões morrem por doenças relacionadas à ausência de abastecimento de água.

Na verdade, devemos admitir que o ser humano tem uma dívida histórica com o Planeta. O consumo indevido de água tem afetado milhares de famílias e causado a morte de pessoas que precisam do básico para sobreviver. Dados da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) mostram que no Brasil existe um gasto de 2,5 milhões de litros de água por segundo, e pasmem! Até 2030 esse percentual pode crescer 24%.

A cada ano em que se comemora o Dia Mundial da Água temos o dever de repetir insistentemente a importância do uso consciente e da preservação para as gerações futuras.

Essa máxima parece estar tão longe de nós, mas está pertinho. Aliás, ela está dentro dos nossos lares e nos bairros onde moramos. Sabe como? Fazendo o reuso da água na limpeza da rua, praça, na lavagem do carro, do quintal, molhando as plantas na varanda do apartamento, por exemplo.

Segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), a água de reuso também gera energia, traz a refrigeração de equipamentos e proporciona mais aproveitamento nos processos industriais. Cada litro de água de reuso representa um litro de água conservada em nossos mananciais. Olha que legal!

Novas tecnologias surgiram para essa reutilização ao longo dos tempos. Como os tratamentos químicos, biológicos, métodos para separação de misturas heterogêneas, sólidas, líquidas, captação e armazenamento de água da chuva e muitos outros.

Nos projetos dos prédios que constrói, a PATRIANI tem enorme atenção ao consumo consciente e a preservação dos recursos naturais, com a instalação de tecnologias que ajudem a causar o menor desperdiço de água. Dentre elas, torneiras com arejadores, que reduzem 30% do consumo de água, caixas para descarga com controle Dual Flux, que economizam de 3 a 6 litros de água, além das torneiras de água de reuso na cor verde.

Para entender melhor como funciona o reuso na PATRIANI, o engenheiro Luiz Henrique Negrão explica com é o processo de captação da água das chuvas para reuso.

“A água é captada da cobertura do prédio e direcionada para um reservatório de águas pluviais, que geralmente fica na cobertura ou no subsolo. Após essa etapa, a água passa por uma válvula redutora de pressão no subsolo e vai para as torneiras de reuso,” diz o profissional.

Essas torneiras são utilizadas para ocasiões específicas, como lavar o piso e regar o jardim e todas são identificadas na cor verde, possuindo travas e cadeados para que sejam usadas apenas por funcionários do condomínio, o que evita desperdícios indevidos.

O uso responsável da água é fundamental no mundo inteiro, o assunto é tão importante que faz parte da estratégia global da ONU (Organização das Nações Unidas) para a preservação do Meio Ambiente e da vida.


Utilizamos cookies para personalizar o conteúdo e analisar o nosso tráfego.
Decida se você deseja aceitar cookies do nosso site.