Decorando seu Lar

Vintage e Retrô – um misto de nostalgia e romantismo que nunca sai de moda na decoração

Escrito por  Redação

14/05/2021 às 12:40

3 minutos

Compartilhe este artigo

 

Mobiliários antigos, cores, acessórios e peças originais fazem a diferença na decoração

Ambientes com ares românticos e toques antigos nunca saem de moda. Com isso, os estilos vintage e retrô ganham espaço e fazem sucesso. Mas qual a diferença entre eles?

Apesar de parecidos, o vintage é mais original e baseado em peças antigas e valiosas, enquanto o retrô é uma releitura dessas peças. O fato é que a mescla dos dois resulta em combinações lindas e estilosas em qualquer ambiente.

Peças como abajures e móveis em tons pastéis são características marcantes do estilo vintage e fazem toda diferença na vida das pessoas, que desejam trazer memórias do passado e eternizá-las em sua sala, cozinha ou quarto.

Esse tipo de decoração surgiu após a Segunda Guerra Mundial. Com o declínio na economia no mundo inteiro, houve uma grande necessidade das famílias que sofreram com a guerra recuperarem seus móveis para complementar a decoração de casa. Tudo isso colaborou para o surgimento da ideia vintage decorativa.

A arquiteta da CONSTRUTORA PATRIANI, Brenda Almeida, diz que esse estilo de decoração possui tanta personalidade que acaba se tornando atemporal, pois assim como na moda, as tendências acabam por se repetir com o passar do tempo.

“Pensar em um ar romântico e nostálgico é o primeiro passo para criar um ambiente com esse estilo. Apostar em mobiliários de madeira, quadros com molduras em arabescos, objetos com acabamentos arredondados e peças antigas, como rádio, telefone, vitrola e máquina de escrever é uma ótima opção para quem está em busca de um espaço com essas características”, ressalta a arquiteta.

O fato da decoração vintage ser composta por peças originais, que fazem alusão as décadas de 20 e 60, traz a busca pela perfeita composição de cores, acessórios e papéis de parede que provocam sensações positivas.

“Usar tons neutros, como o bege claro, branco, tons pasteis como azul e rosa, certamente não ficará ruim porque são ótimas combinações. Uma opção bacana também é o uso do papel de parede floral, que remete ao clássico e traz consigo todo um ar de romantismo”, destaca a profissional.

O preço das peças que compõem esse tipo de decoração é variado. Alguns acessórios custam entre R$ 100 e R$ 500. Existem peças mais baratas, dependendo do lugar que é comprado. Na hora de comprar é importante observar bastante, pois muitas peças são vendidas como original retrô e não são.

Toda decoração requer detalhes especiais. No caso do vintage, as antiguidades são essenciais. Encaixá-las da forma correta e fazer boas composições é o segredo para ter uma bela decoração. 




Utilizamos cookies para personalizar o conteúdo e analisar o nosso tráfego.
Decida se você deseja aceitar cookies do nosso site.