Institucional

Você sabe o que é um Ensaio do Túnel do Vento?

Escrito por  Redação

25/05/2021 às 09:00

5 min

Compartilhe este artigo

 

Um Ensaio do Túnel de Vento. Mas por que haveria de existir um túnel para causar uma ventania forte, que pode atingir velocidades médias de até 90km/h no ensaio? E mais: o que isso tem a ver com a construção civil? Continue e entenderá.

O Ensaio do Túnel dos Ventos nasceu da Física, sendo “primo” da Engenharia e da Arquitetura. A técnica mede a turbulência dos ventos nas cidades e sua influência de vibração nas edificações em vários níveis.

O Túnel do Vento geralmente é orientado para edificações muito altas, como a do SIRIUS PATRIANI, que a CONSTRUTORA PATRIANI lançará em breve em Campinas. O ensaio certifica algumas previsões de segurança e até de aplicações de materiais que sejam necessários na construção, a partir da vibração dos ventos naquele prédio.

Uma equipe da PATRIANI acompanhou de pertinho essa experiência fantástica no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) do Governo do Estado de São Paulo, uma referência brasileira nesse assunto desde 2002.

E como tudo isso aconteceu?

A primeira medida foi a criação da maquete do empreendimento, a partir de todas as dimensões do projeto determinadas pelo time de arquitetos da PATRIANI e enviadas para os profissionais responsáveis pela criação da maquete no IPT.

Com a maquete do SIRIUS PATRIANI, o protagonista do ensaio, que terá 120 metros de altura e será o mais alto de Campinas, junto a outros edifícios do entorno daquele bairro, o Bosque, foi montado o cenário para a experimentação.

Play na plataforma onde estavam as maquetes que compõem o urbanismo daquele endereço, a Rua Aquidabã, 280, no qual o prédio da PATRIANI terá entre seus vizinhos os hotéis Ibis e Monreale.

Pouco a pouco a plataforma começa a girar por mecanismos controlados por computador, que conseguem registrar o comportamento dos ventos criados pela ventoinha gigante. A partir de todos esses registros, são obtidas informações técnicas que darão requisitos fundamentais para garantir a “vitalidade” daquela edificação ao longo dos anos.

“O Ensaio do Túnel do Vento oferece uma análise importante sobre o efeito da vibração causada pelo vento, no qual podemos mensurar o comportamento dele naquele cenário urbanizado por um, cinco ou até 10 anos”, detalha o pesquisador do IPT, Gilder Nader. 




Utilizamos cookies para personalizar o conteúdo e analisar o nosso tráfego.
Decida se você deseja aceitar cookies do nosso site.