Com aproximadamente 1,2 milhão habitantes, a cidade é a maior do interior de São Paulo e uma das mais desenvolvidas do Brasil
Campinas! A maior cidade do interior do Estado de São Paulo e uma das mais desenvolvidas do Brasil, completa hoje (14/07) 248 anos. Amada por todos os campineiros, a cidade reserva muitas histórias, atrações, bons pontos gastronômicos, boas escolas e muito desenvolvimento urbano.
Campinas tem, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 1,2 milhão de habitantes e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) estimado em 0,805, um dos maiores do Brasil. Tal resultado se deve à infraestrutura, ao saneamento básico, renda e ao desenvolvimento nas áreas da Educação.
E não para por aí!
A Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) comprova que Campinas tem o maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado de São Paulo, o que significa que é uma das melhores regiões para se viver com mais qualidade de vida.
Para a CONSTRUTORA PATRIANI estar em Campinas é motivo de muito orgulho, tanto que a cidade é a sede da empresa do interior de São Paulo e de 4 prédios entregues, 6 em obras e mais 2 lançamentos ainda neste ano, entre eles, o EPIC CAMBUÍ PATRIANI e ORION NORTE SUL PATRIANI.
Com tanto desenvolvimento urbano e social, fica difícil não se apaixonar pela região, não é mesmo?
Conheça as 7 maravilhas da cidade e encante-se!
Quem mora em Campinas conhece muito bem o Jockey Clube, um dos mais belos e históricos patrimônios culturais da região. Desde sua criação, em 1925, até a data de 1970, o local recebia muitos movimentos culturais e artísticos, que envolviam festas, recitais de piano e violino, canto das famílias tradicionais e outros. Um fato interessante do local é que o edifício já abrigou um restaurante e um piano bar.
Com o fim das corridas de cavalo em 1974, o clube entrou em decadência, mas em 2008 foi revitalizado com a instalação de um projeto luminotécnico.
Jockey Clube – vista noturna
Atualmente, o clube apresenta algumas atrações bem legais, como o primeiro elevador de Campinas, o piano de cauda, as diversas obras de arte, os móveis da época e a balada Club 88, que acontece todas as às sextas-feiras no primeiro andar.
Esse é um dos pontos tradicionais e históricos da cidade. Podemos mencionar também o Parque Portugal, muito conhecido pela famosa Lagoa do Taquaral, onde as famílias se reúnem todos os finais de semana para aproveitar bons momentos ao ar livre e curtir diversas atrações.
Parque Portugal – Lagoa do Taquaral
Outro lugar legal para levar a família é a Estação Cultura. Antes de virar um espaço cultural, a antiga estação FEPASA ligava diversas ferrovias como a Mogiana e a Sorocabana. Hoje conta com apresentações cênicas, modelismo ferroviário, barbearia, um bar e um vagão de bonecos.
Estação Cultura
Entre os patrimônios históricos da cidade, outro que entrou para lista das 7 maravilhas da cidade foi a Catedral Metropolitana que tem como forte característica o sino que badala todos os dias desde 1893.
Catedral Metropolitana de Campinas
Ah... Não dá para sair da cidade sem conhecer o famoso Mercado Municipal, mais conhecido como mercadão. Inaugurado em 12 de abril de 1908, até hoje é um lugar de história, compras, passeio e de grande importância para campineiros.
Mercado Municipal – Mercadão
A Torre do Castelo ou “Castelo D’ água” como era conhecido na década de 70 é um dos monumentos históricos da cidade que também vale a pena conhecer. Cada uma das seis janelas da torre, mostra um pouquinho da cidade através de um painel que indica os bairros localizados.
Torre do Castelo Municipal
Por fim, outro monumento histórico que chama atenção na cidade é o prédio da EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército) que em estilo colonial espanhol é uma das arquiteturas mais admiráveis de Campinas.
Escola Preparatória de Cadetes do Exército
Quando o assunto é a boa gastronomia, a cidade não fica para trás.
Campinas conta com excelentes restaurantes como o Milord Taverna. Com estilo medieval, o ponto gastronômico conta com pratos deliciosos! Entre os mais pedidos está o banquete real de Javali, formado por ovos fritos, milho cozido, salada camponesa, purê de batata, molho de pêra ou de hortelã e pão artesanal.
Outro lugar bacana para ir com os amigos é o Bar do Braz, que foi vencedor da 12ª edição do concurso “Comida di Buteco” com o petisco “Calabresa Atrevida”, um prato de bolinho de calabresa com ricota e queijo prato acompanhado de geleia de pimenta.
Para os que desejam sentir o gostinho de outras comidas que existem no mundo, um lugar legal para visitar é o Wãlakkhilya Kafé & Bistrô, um dos melhores restaurantes de Campinas. Apesar da diversidade de pratos, a especialidade é a culinária indiana, que conta com uma diversidade de temperos e vegetais.
Campinas reserva muitas coisas legais. Agora é com você! Que tal fazer uma visita na cidade e desfrutar de tudo que a região proporciona?