Relacionamento Com Cliente
4000-1557
Cerca de 60% das infrações corporativas são evitadas através do Canal de Ética
No mundo corporativo, muitas organizações tendem a ter dentro do seu sistema de gestão, um Canal de Ética para receber denúncias, reclamações e sugestões, de maneira segura e sigilosa. No entanto, por que esse canal é tão importante?
Partimos da premissa de que esse meio de comunicação faz a diferença em qualquer organização do mundo. Dados da ACFE (Association of Certified Fraud Examiners) destacam que 60% das eventuais infrações corporativas deixam de acontecer quando a empresa possui “Canal de Denúncias”.
Segundo o coordenador de Auditoria Corporativa da CONSTRUTORA PATRIANI, Harley Kalbusch, tudo surgiu da necessidade de as empresas mostrarem mais transparência nas operações, obedecendo às leis e potencializando seus resultados.
“Através do Canal de Ética, a organização melhora seus processos e controles internos. Além disso, as pessoas se sentem mais confiantes para reportar preocupações e denunciar situações que violam os princípios do Código de Ética (documento que reúne os princípios e valores adotados pela organização)”, detalha Harley.
Na PATRIANI, o canal foi criado visando trabalhar na melhoria contínua do ambiente e dos controles internos, de acordo com as boas práticas do mercado.
“Um dos principais pontos positivos do nosso Canal de Ética é a garantia da transparência e imparcialidade no recebimento de qualquer relato, que é direcionado ao comitê de ética para análise, discussão e resolução, com ações direcionadas para cada caso. Além disso, demonstramos aos clientes, fornecedores, colaboradores e investidores, a preocupação da PATRIANI com a transparência do seu negócio”, acrescenta o coordenador.
Na construtora, qualquer denúncia ou relato ao Canal de Linha Ética pode ser feito através do site (www.0800brasil.com.br/patriani) ou pelo telefone (0800 881 0008), que é totalmente sigiloso e atendido por analistas das 9h às 18h. Os relatos também podem ser feitos na caixa postal, que funciona 24h, todos os dias da semana.
Boas práticas de Governança
Diante das transformações sociais que colocam as organizações frente à frente com a necessidade de boas práticas ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), passa a ser fundamental falar sobre o Canal de Ética como um dos responsáveis pela eficiência de Governança.
“É impossível debater sobre melhores práticas sem a implementação de um canal que dê voz ao nosso público e seja direcionado exclusivamente para apresentar eventuais transgressões em nossas políticas, procedimentos internos e leis vigentes no país”, detalha o profissional.
Através do Canal de Ética se difunde uma cultura de equidade, a qual todos têm acesso aos mesmos direitos e se comprometem a cumprir as normas, sejam elas leis locais aplicáveis às empresas, seus acionistas, ou mesmo normas e regulamentos internos.