Fique por dentro da histórica cerimônia de São João e de receitas típicas da época
Estamos na época de festas juninas! O evento mais caipira do ano e bastante tradicional no Brasil pelas danças, brincadeiras, jogos e as deliciosas comidas típicas nordestinas, como bolo de milho verde, pé de moleque, paçoca, arroz doce, canjica e outras.
A cerimônia que é bem conhecida em nosso País, surgiu no século XVI junto com os portugueses. Os estudiosos dizem que a festa é de origem Europeia, onde os povos celebravam a fertilidade da terra e as boas colheitas que sempre aconteciam no dia 24 de junho, no chamado solstício de verão (caracterizado por proporcionar uma maior intensidade solar).
Segundo pesquisa feita pelo SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), nos tempos antigos a festa era considerada pagã pois tinha a finalidade de “expulsar os maus espíritos que podiam destruir a colheita”. Após o cristianismo tomar conta de boa parte do continente europeu, a igreja católica decidiu aderir a comemoração em seu calendário para facilitar a conversão dos povos pagãos, passando a comemorar o Dia de São João, personagem bíblico que segundo a igreja, nasceu nesta data.
Mas apesar de toda essa história, para a grande maioria do povo brasileiro, o que marca a festa, além das quadrilhas, são as comidas nordestinas. Pensando nisso, nosso blog conversou com a chef de cozinha da PATRIANI, Maria Helena de Oliveira Mazzei, que nos deixou algumas receitas simples e deliciosas para fazer em casa. Veja:
Bolo de milho verde
Ingredientes:
Modo de preparo:
Para preparar o delicioso bolo de milho verde, basta bater todos os ingredientes no liquidificador e assar aproximadamente por 40 minutos em forno pré-aquecido a 200 graus.
Curau de milho verde
Ingredientes
Preparo:
Debulhe o milho e bata no liquidificador com o leite por 3 minutos. Feito isso, passe a mistura em uma peneira e coloque em uma panela junto com o açúcar e o sal.
Após esse processo, mexa até começar a engrossar e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos em fogo baixo. Lembre-se sempre de ir mexendo para não grudar no fundo da panela.
Finalizando esse processo, coloque em um refratário e deixe na geladeira. Se preferir pode polvilhar canela em pó por cima.
Canjica
Ingredientes
Preparo:
Coloque a canjica de molho de um dia para o outro.
Escorra a canjica e coloque na panela de pressão. Feito isso, cubra com água e deixe cozinhar por 30 minutos. Reserve. Em uma panela adicione os dois litros de leite, a lata de leite condensado e as 4 colheres de açúcar. Deixe ferver. Em seguida adicione a canjica cozida e cozinhe por mais 30 minutos mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Para finalizar, acrescente a canela em pó, misture e sirva em seguida.