Patriani

COMPORTAMENTO

24 de junho de 2022

Chegou a Festa Junina! Mas você sabe de onde veio o evento mais caipira do ano?

Comportamento

24 de junho de 2022

Escrito por

Patriani

Tempo de leitura: 2 minutos

Tempo de leitura:

2 minutos

Fique por dentro da histórica cerimônia de São João e de receitas típicas da época

Estamos na época de festas juninas! O evento mais caipira do ano e bastante tradicional no Brasil pelas danças, brincadeiras, jogos e as deliciosas comidas típicas nordestinas, como bolo de milho verde, pé de moleque, paçoca, arroz doce, canjica e outras.

A cerimônia que é bem conhecida em nosso País, surgiu no século XVI junto com os portugueses. Os estudiosos dizem que a festa é de origem Europeia, onde os povos celebravam a fertilidade da terra e as boas colheitas que sempre aconteciam no dia 24 de junho, no chamado solstício de verão (caracterizado por proporcionar uma maior intensidade solar).

Segundo pesquisa feita pelo SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), nos tempos antigos a festa era considerada pagã pois tinha a finalidade de “expulsar os maus espíritos que podiam destruir a colheita”. Após o cristianismo tomar conta de boa parte do continente europeu, a igreja católica decidiu aderir a comemoração em seu calendário para facilitar a conversão dos povos pagãos, passando a comemorar o Dia de São João, personagem bíblico que segundo a igreja, nasceu nesta data.

Mas apesar de toda essa história, para a grande maioria do povo brasileiro, o que marca a festa, além das quadrilhas, são as comidas nordestinas. Pensando nisso, nosso blog conversou com a chef de cozinha da PATRIANI, Maria Helena de Oliveira Mazzei, que nos deixou algumas receitas simples e deliciosas para fazer em casa. Veja:

Bolo de milho verde

Rosquinha com cobertura de chocolate

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Ingredientes:

  • 5 espigas de milho
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 ovos
  • 1/2 tablete de manteiga sem sal
  • 50 gramas de coco ralado
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Panela com comida no fogão

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Modo de preparo:

Para preparar o delicioso bolo de milho verde, basta bater todos os ingredientes no liquidificador e assar aproximadamente por 40 minutos em forno pré-aquecido a 200 graus.

Curau de milho verde

Uma imagem contendo comida, mesa, no interior, xícara

Descrição gerada automaticamente

Ingredientes

  • 05 espigas de milho
  • 1 litro de leite
  • 1 1/2 xícara de chá de açúcar
  • 1 pitada de sal

Preparo:

Debulhe o milho e bata no liquidificador com o leite por 3 minutos. Feito isso, passe a mistura em uma peneira e coloque em uma panela junto com o açúcar e o sal.

Após esse processo, mexa até começar a engrossar e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos em fogo baixo. Lembre-se sempre de ir mexendo para não grudar no fundo da panela.

Finalizando esse processo, coloque em um refratário e deixe na geladeira. Se preferir pode polvilhar canela em pó por cima.

Canjica

Tigela com comida

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Ingredientes

  • 500 gramas de canjica branca
  • Água suficiente para cozinhar a canjica
  • 2 litros de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • Canela em pó a gosto

Preparo:

Coloque a canjica de molho de um dia para o outro.

Escorra a canjica e coloque na panela de pressão. Feito isso, cubra com água e deixe cozinhar por 30 minutos. Reserve. Em uma panela adicione os dois litros de leite, a lata de leite condensado e as 4 colheres de açúcar. Deixe ferver. Em seguida adicione a canjica cozida e cozinhe por mais 30 minutos mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Para finalizar, acrescente a canela em pó, misture e sirva em seguida.

Escrito por

Patriani

Acompanhe a Patriani nas redes sociais

Endereço

Santo André - SP

Fone: (11) 4318-0666

Av. Padre Manuel da Nóbrega, 385 Bairro Jardim, Santo André – SP 09080-140

Comunicação Corporativa

(11) 4318-0666

Kelly Zucatelli

Assessoria de imprensa

XCOM

(11) 2898-7474