Relacionamento Com Cliente
4000-1557
Nova fase de um dos principais espaços culturais da América Latina terá 12 exposições e diversas novidades para o público
Museus são lugares magníficos para relembrar histórias, conhecer novas culturas, aprender sobre arte, música, ciência e muitas outras atividades educativas que são essenciais para toda vida.
E por falar em história, está previsto para o dia 7 de setembro, a reinauguração do Museu do Ipiranga, um dos mais famosos e históricos museus do Estado de São Paulo, que esteve fechado durante 9 anos para reforma.
Para surpresa de todos, o local será reinaugurado com o dobro da área construída e terá 12 exposições com itens de acervo inteiramente restaurados.
Segundo informações da instituição, o patrimônio será um dos mais completos e modernos da América Latina. A expectativa é de que o Ipiranga passe a receber entre 900 mil e 1 milhão de visitantes por ano.
A expansão do museu possibilitará uma entrada integrada ao jardim francês, bilheteria, café, loja e auditório para 200 pessoas. Também terão espaços e salas para atendimento educativo e exposições temporárias. Além disso, pela primeira vez na história do museu, acervos de outras instituições, inclusive, internacionais, poderão ser expostos graças à instalação de ar-condicionado no ambiente.
Entre as diversas novidades do museu, está a instalação de vidros de baixa transmitância, que retêm o calor do raio solar, garantindo conforto térmico ao prédio e melhor conservação do acervo.
Exposições de curta e longa duração
Segundo a administração do museu, serão 11 exposições de longa duração e 1 de curta duração, esta última ficará aberta por quatro meses. As de longa duração estarão divididas em duas temáticas: Para entender a sociedade e para entender o museu. Nestas exposições serão apresentadas as pesquisas desenvolvidas pelo corpo docente do museu, que estão relacionadas aos processos sociais ligados à história do Brasil, ao universo do trabalho e à constituição dos espaços domésticos como lugares de formação de identidades.
Já a exposição curta, que ficará aberta por quatro meses, inaugurará a nova área de expansão do Museu do Ipiranga, na qual serão tratadas as diferentes práticas memoriais e comemorativas, relacionadas ao processo da Independência do Brasil.
Serão expostos cerca de 3.058 itens pertencentes ao acervo da própria entidade, 509 itens de outras coleções e 76 reproduções de fac-símiles (cópia ou reprodução de letra, gravuras, desenhos, reproduções tipográficas).
O novo edifício será preparado para oferecer melhor acessibilidade a todos e contará com elevadores e rampas de acesso. Além disso, também trará melhores condições de exploração do acervo pelos visitantes.
Para se ter uma ideia, haverá telas táteis, reproduções em metal, dioramas (maquetes tridimensionais feitas a partir das obras do museu), plantas táteis para localização dos visitantes, dispositivos olfativos, reproduções visuais, reproduções 3D, cadernos em braile, amostras de texturas e objetos originais adquiridos especificamente para o manuseio dos públicos. Legal, né?
Depois de saber tudo isso, ficamos ansiosos para a reabertura do Museu do Ipiranga. Mas, enquanto ele não reabre as portas, que tal conhecer outros espaços históricos em São Paulo? Isso mesmo! O blog listou alguns dos museus legais para visitar no Estado. Veja:
Museu Casa das Rosas – Um dos casarões construídos em 1930, bem na época da cafeicultura. Hoje serve como espaço cultural e realiza diversos trabalhos culturais com foco em poesia e literatura. Vale a pena visitar! A casa fica na Av. Paulista, 37, bem próxima da estação brigadeiro.
Catavento – Um dos lugares onde a ciência e a tecnologia são tratadas e expostas de forma lúdica e acessível para os mais diversos públicos. O museu fica no Parque Dom Pedro II, no Palácio das Indústrias (antiga sede da Prefeitura de São Paulo).
Estação Pinacoteca de São Paulo – Museu que oferece diversas exposições de arte contemporânea e fica na Praça da Luz, mas também é fácil de encontrá-lo em outras cidades de São Paulo, como em São Bernardo do Campo.
Museu da Imagem e do Som – Encontre exposições com foco em cinema, fotografia, música, arte, teatro e dança, na Av. Europa, 158, Jardim Europa – SP
Museu Afro Brasil – Saiba mais sobre a cultura e a história afro-brasileira no Museu Afro, localizado dentro do parque Ibirapuera, no portão 10, na Av. Pedro Álvares Cabral, Vila Mariana – SP
Museu do Futebol – Onde os amantes do futebol brasileiro ficam horas apreciando a história de um dos esportes mais praticados no País. O museu fica na Praça Charles Miller, no estádio do Pacaembu – SP.
Esses e muitos outros museus famosos podem ser explorados por você. Para saber mais sobre eles, acesse o site da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e fique por dentro das programações:
https://www.cultura.sp.gov.br/category/programas/museus/
Imagens: Acervo Museu do Ipiranga