Todo ano, empresas especialistas em cores, como a Pantone e a indústria de tintas elegem suas “Cores do Ano”, criando um conceito para atender aos desejos dos consumidores, de acordo com tendências de comportamento e cenários socioeconômicos.
Para 2024, as cores escolhidas trazem um conceito que remetem ao aconchego do abraço, à suavidade e à leveza, como uma forma de nos transportar para um mundo mais sereno, em meio ao cotidiano ágil, de rápidas e constantes transformações.
Segundo Brenda Almeida, arquiteta que atua no desenvolvimento dos projetos dos estandes da CONSTRUTORA PATRIANI, a escolha de uma cor para a decoração vai além da estética ou de gosto pessoal. “As cores trazem personalidade para o ambiente e interferem diretamente no humor e no nosso bem-estar, já que possuem o poder de estimular o cérebro, trazendo associações automáticas”, diz.
As cores e os ambientes
O uso de cores mais vibrantes tende a criar uma atmosfera mais agitada, ao passo que as cores claras trazem o efeito contrário. “Existem diversas maneiras de aplicar as cores em um ambiente, seja nas paredes, nos objetos de decoração, almofadas, quadros e até mesmo na iluminação, lembrando sempre que cada cor possui um significado e um estímulo único para a nossa mente”, explica Brenda.
Esse efeito das cores no nosso comportamento é considerado na hora de elaborar um projeto. “Para um quarto infantil, por exemplo, usamos e abusamos das cores na decoração, justamente para trazer estímulos que possam contribuir para o desenvolvimento da criança que irá desfrutar daquele ambiente.”, conta a arquiteta.
No caso de um quarto de casal, o olhar se voltar para cores sóbrias e tranquilas para trazer uma atmosfera de refúgio e descanso. Para ambos os casos, é preciso criar uma conexão do cliente com o projeto.
A seguir, você confere um resumo das cores do ano, escolhidas por empresas como Pantone, Coral, Suvinil e Sherwin-Williams. Embora os tons escolhidos sejam diferentes entre si, em comum, eles evocam o desejo de tranquilidade, calma, paz, cuidado e aconchego. Ao mesmo tempo, permitem múltiplas combinações, trazendo mais versatilidade, conforme o ambiente e o cliente permitir. Confira os conceitos criados pelas marcas e inspire-se.
A cor do ano 2024 escolhida pela Pantone é um tom de pêssego claro, que segundo a empresa “revela o nosso desejo de cuidar e nutrir a nós mesmos e aos outros”, diz o site da marca. “Um tom que nos envolve com ternura, oferecendo um abraço tátil que une sem esforço o inovador ao atemporal”.
A fabricante Tintas Coral trouxe o pertencimento como conceito para pensar a sua cor de 2024, chamada lugar de afeto. Um lugar em que as pessoas se sintam completamente à vontade. Segundo o site da marca, o tom foi inspirado “na suavidade das penas e das nuvens do fim de tarde”. Segundo o fabricante, a cor traz aconchego em ambientes com face voltada para o sul e suavidade aos ambientes iluminados pelo sol.
O tom 2024 eleito pela fabricante de tintas é um azul acinzentado “ideal para trazer frescor para as mentes aceleradas com todas as mudanças que estamos vivendo”. O conceito criado pela marca evoca ainda a ideia da cor como um “abraço carinhoso que desejamos tanto.”
O conceito da cor 2024 escolhida pela Sherwin-Williams traz a ideia de agregar “leveza e plenitude a espaços onde novas ideias podem surgir”. De acordo com as informações do fabricante, é uma tonalidade que “convida a abraçar uma paz leve e dinâmica, uma cor de calma e possibilidades”.
Olhar de especialista
Segundo Brenda Almeida, a escolha das cores pelos fabricantes reflete o espírito do tempo e o desejo de nos conectarmos com o que mais importa em nossas vidas. “O mundo anda muito acelerado. Os tons pastel, as cores tranquilas, com menos estímulos que nos levam a acelerar é o que sentimos nos tons de azuis, trazidos pela Suvinil e Sherwin-Williams. E, falando de lugar de afeto, trazido pelas Tintas Coral, é exatamente o resumo desses dois tons, na paleta do rosê que nos traz tanto aconchego”, analisa.
Acompanhar as tendências faz parte do dia a dia de designers e arquitetos e, na PATRIANI, é o futuro que nos move. “Estamos sempre conectados, trazendo inovação e personalidade para os nossos estandes e decorados. Buscamos o resultado de uma atmosfera leve, feliz, com fluidez e com muita sofisticação, sempre com muita atenção aos detalhes”, explica Brenda.