Desde 1979, o dia 11 de fevereiro celebra o trabalho de um profissional crucial para o bom funcionamento de condomínios residenciais e comerciais: o zelador. Ele é o responsável pela manutenção e a conservação das áreas, assegurando a dinâmica das atividades de rotina do espaço. Quem não se impressiona ao chegar em um lugar e encontrá-lo impecavelmente limpo, bem-cuidado e em ordem?
Este é o resultado de um bom trabalho de zeladoria, que depende, também, da colaboração dos condôminos para a preservação das áreas comuns e dos equipamentos.
E para falar sobre a importância deste profissional em espaços residenciais e comerciais, conversamos com Demilson Guilhem, diretor da Mister Síndico, empresa que presta consultoria a condomínios há mais de uma década. Guilhem explicou o perfil profissional que um bom zelador precisa ter e as habilidades técnicas e comportamentais para o desenvolvimento de um bom trabalho.
Habilidades técnicas de um bom zelador
Atualmente, a escolaridade mínima exigida deste profissional é o Ensino Médio completo. No entanto, para empreendimentos comerciais ou condomínios-clube é desejável que tenha formação superior. “O zelador é a posição profissional chave na gestão de um condomínio e é importante que ele tenha cursos de especialização em manutenção em elétrica, hidráulica, bombas, entre outros”, explica Guillhem. Além disso, o profissional precisa dominar ferramentas de informática, internet e ter um bom português, falado e escrito. “É imprescindível”, diz.
Habilidades Comportamentais (soft skills) de um zelador
Todo profissional, não importa a área de atuação, precisa desenvolver diferentes habilidades comportamentais (soft skills) que, somadas às habilidades técnicas, fazem a diferença. No caso do zelador, habilidades relacionais são fundamentais para que ele se destaque na profissão.
“O zelador precisa gostar de pessoas, sejam os proprietários e moradores, ou os prestadores de serviços e funcionários, para que a relação com todos eles seja a mais objetiva, cordial e simpática possível”, afirma Guilhem. Segundo ele, um zelador precisa estar sempre disponível a atender as necessidades do dia a dia e, também, as emergências que ocorram fora de seu horário de trabalho, seja de forma presencial ou indicando o que pode ser feito de forma remota. “Essa proatividade fará com que esse profissional se destaque no mercado”, explica.
Com a evolução dos condomínios, que estão cada vez mais equipados com sistemas técnicos de gestão, o zelador precisa sempre estar aberto para aprender para se desenvolver profissionalmente. “Esse aprendizado pode vir com o síndico, com prestadores de serviços ou em cursos e eventos”, diz Guilhem.
Além da abertura para adaptação e aprendizagem, a organização é fundamental para que os itens mais importantes sejam priorizados e o dia a dia se torne o mais produtivo possível.
Desafios do dia a dia
Com o avanço dos condomínios-clube e a tendência de verticalização urbana, o trabalho de zeladoria precisou evoluir tecnicamente e os profissionais tiveram que acompanhar a mudança.
“Anos atrás, pouco se exigia de um zelador. Em alguns prédios, devido ao tamanho e número de unidades, era um porteiro um pouco mais qualificado, que trocava lâmpadas, ligava as bombas e pintava uma ou outra parede”, relata Guilhem.
Com a evolução construtiva, prédios cada vez mais altos, com mais itens de lazer e mais tecnologia instalada, cabe ao zelador entender toda essa complexidade. “Sempre que as maiores dificuldades surgirem, é preciso envolver o Síndico para que ele possa auxiliá-lo e orientá-lo nos passos a seguir. Hoje a parte técnica é o maior desafio do zelador”, explica.
Zeladoria em prédios residenciais e em prédios comerciais. Quais as diferenças?
Segundo Demilson, as diferenças na parte técnica do trabalho não são muitas. Porém, ele lembra que nos empreendimentos comerciais não existe área de lazer, mas a parte comportamental acaba sendo mais exigente. “Em condomínios comerciais, temos profissionais de multifunções que necessitam de atenção especial quanto a horários, serviços etc. O cuidado com a segurança também deve ser considerado, já que passam pela portaria e controles de acesso centenas ou até milhares de pessoas por dia”, explica.
Trabalhando lado a lado
Os zeladores são os olhos do síndico. Por isso, estar em sintonia é fundamental para assegurar o bom funcionamento do condomínio, garantindo as manutenções e a coordenação dos prestadores de serviço que trabalham no local.
“O zelador permanece durante o horário comercial no empreendimento e o Síndico faz as suas visitas periódicas, algumas vezes por semana. Por isso, o contato entre ambos deve ser constante durante todo o tempo, seja por telefone, WhatsApp e e-mail”, diz Demilson Guillhem.
“Eles nos auxiliam de muitas maneiras, inclusive com a sua lealdade. São uns guerreiros e merecem todo nosso apoio e respeito”, finaliza.
Neste 11 de fevereiro, a CONSTRUTORA PATRIANI parabeniza todos os zeladores, que não medem esforços para manter os lares e os locais de trabalho de milhares de pessoas sempre em ordem e segurança.