Relacionamento Com Cliente
4000-1557
Muito se fala sobre a sigla inglesa ESG (Environmental, Social and Governance), que diz respeito às boas práticas ambientais, sociais e de governança, cada vez mais discutidas em empresas de diversos setores, incluindo a construção civil, com grande impacto nos negócios em todo o mundo.
As buscas pelo termo ESG na internet já cresceram mais de 1200% nos últimos dois anos, de acordo dados do Google Trends.
O termo criado em 2004 pelo Pacto Global, em parceria com o banco mundial, Who Cares Wins, surgiu depois de uma provocação do secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, a 50 CEOs de grandes instituições financeiras.
A maior preocupação naquele momento era integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais. A abrangência do tema foi tão grande que passou a influenciar nas tomadas de decisões dos investidores, fazendo com que diversas empresas começassem a incorporar o ESG em toda a sua cadeia de valor para dar mais transparência em suas ações, em todas as partes do negócio.
Confira abaixo o significado das três letras que revolucionaram diversos setores da economia:
Environmental ou Ambiental: envolve as práticas e ações que a empresa precisa realizar em relação ao meio ambiente. Para isso, é preciso trazer soluções aos problemas que envolvem questões relacionadas à poluição do ar e da água, gestão de resíduos, eficiência energética, desmatamento e outros.
Social: refere-se ao impacto das operações da organização na sociedade. Temas como diversidade, direitos humanos, gênero e raça, educação, respeito às leis trabalhistas, geração de emprego, saúde e segurança dos colaboradores, são algumas das pautas relevantes para a tomada de decisões.
Governance ou Governança: é ligada às políticas, normas e estratégias que a empresa estabelece para o funcionamento de suas atividades. Neste tema, é importante que haja ações anticorrupção, de igualdade salarial, transparência de dados e informações, auditoria interna e externa, além da formalização de canais de denúncia.
Todos os critérios ESG estão relacionados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que reúnem metas para inclusão social, promoção do crescimento econômico e proteção ao meio ambiente.
No setor da construção civil, medidas começaram a ser tomadas em várias frentes visando construções mais sustentáveis e com menor impacto ambiental.
Para a CONSTRUTORA PATRIANI, por exemplo, agir com responsabilidade neste tema faz parte da cultura da empresa. A construtora é a primeira do Grande ABC a conquistar o selo AQUA-HQE de sustentabilidade e está em busca de outras certificações verdes, como a EDGE, que atesta a sustentabilidade das construções a partir da redução do consumo de água, energia elétrica, energia incorporada em materiais e da emissão de carbono CO2.
Há dois anos, a companhia deixou de construir cobertura no topo dos prédios para implantar a Fazenda Solar, capaz de gerar energia limpa, contribuir na redução de gases efeito estufa e economizar até 60% do custo de energia das áreas comuns dos empreendimentos.
Os diferenciais de sustentabilidade se estendem também para os elevadores com tecnologia regenerativa, capazes de recuperar até 65% da energia que consomem. Além disso, todos os prédios também contam com vaga para carro elétrico e tecnologias de reuso de água.
Além de inovação e tecnologia nas operações e projetos, a PATRIANI também trabalha em outras frentes de ESG, como:
Ética, transparência e integridade
Para assegurar a transparência nas relações com todos os públicos de interesse, além do time de colaboradores, a companhia tem seu próprio Canal de Linha Ética e ferramentas como o Código de Conduta.
Finanças sustentáveis
Nos últimos anos, a construtora passou por um crescimento exponencial. Em 2021 e 2022, os lançamentos e o VGV (Valor Geral de Vendas) chegaram a R$ 1 bilhão. Para mais detalhes, acesse nosso Relatório de Sustentabilidade.
Geração de empregos
Durante a pandemia da COVID-19, entre 2020 e 2021, a empresa não deixou de crescer e aumentou o número de contratações. Hoje, já são cerca de 2.000 colaboradores diretos e indiretos e novos postos de trabalho continuam sendo gerados a cada prédio lançado.
Treinamentos, carreira e desenvolvimento dos colaboradores internos
Em busca de qualificar o time para os novos desafios do setor, a PATRIANI investe treinamentos e palestras. O mais recente envolveu a metodologia Lean Construction, focada em alavancar a produtividade a partir da melhoria dos processos internos.
Saúde e Segurança do Trabalho
Garantir a segurança dos colaboradores é fundamental para o avanço das operações e o crescimento dos negócios. Segurança é um valor inegociável na PATRIANI e vem sempre em primeiro lugar. A construtora conta com um time qualificado, responsável por planejar os treinamentos das equipes nas obras, sempre buscando agir preventivamente, de olho na meta zero acidente.