Patriani

COMPORTAMENTO

15 de junho de 2022

Gastronomia Sustentável: A arte de reaproveitar, conscientizar e consumir melhor os alimentos sem causar desperdícios

Comportamento

15 de junho de 2022

Escrito por

Patriani

Tempo de leitura: 2 minutos

Tempo de leitura:

2 minutos

Com criatividade e boas técnicas, os restos de alimentos se tornam pratos deliciosos e valiosos

Cozinhar é uma verdadeira arte. Significa contar boas histórias com o uso da imaginação e de boas técnicas gastronômicas. Um bom chefe faz com que a sobra de verduras, vegetais, ovos e carnes virem pratos deliciosos e valiosos, contribuindo, inclusive, para redução do desperdício que há anos é uma discussão mundial.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de um terço dos alimentos produzidos são jogados fora. Os dados levantados pela entidade indicam que até 2050 o mundo terá mais de 9 bilhões de pessoas. O que causa uma discussão constante sobre os impactos do desperdício e da fome no Planta.

Hoje, quando se comemora o Dia da Gastronomia Sustentável, data criada pela Assembleia da Organização das Nações Unidas em 2016, vamos falar um pouco mais sobre o que representa esse estilo de alimentação no cenário gastronômico e da sociedade.

Para o chefe de cozinha, Manoel Telles Salvatierra, a gastronomia sustentável incentiva as pessoas a mudarem os hábitos de consumo dos alimentos e orienta a forma de produzir e descartá-los, fazendo com que haja um maior aproveitamento do que é consumido.

“Quando tratamos de alimentação saudável, falamos de uma volta às raízes, com processos produtivos saudáveis e sustentáveis em toda a cadeia: para o produtor, para quem compra e para quem consome”, destaca o especialista

Pessoa posando para foto

Descrição gerada automaticamente

Chefe Manoel Telles Salvatierra

Na culinária, as histórias são contadas através dos pratos. Alguns deliciosos pratos são montados com o que muitas vezes vai para o lixo. “A casca e a cabeça do camarão, podem virar uma farofa e a casca da cebola pode ser utilizada para fazer um chá, por exemplo”, destaca o chefe.

Alguns restaurantes são famosos por aderirem ao conceito sustentável em seus pratos, um deles é o Restaurante da Vila, que abriu as portas na cidade de São Paulo em novembro de 2020, e fica localizado na Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 137, em Pinheiros.

“Uma das deliciosas receitas do Da Vila é o “Alfredo” um talharim de abobrinha ao molho Alfredo, feito com castanhas e tofu, cogumelos assados na brasa e farofa de amêndoas. Outra ótima sugestão do cardápio é o “Bowl Fatuch”, com arroz negro, quinoa, homus, falafel, chutney de tomate, brócolis e cogumelos assados. Muito bem servido!”, detalha Manoel

Uma imagem contendo edifício, ao ar livre, calçada, banco

Descrição gerada automaticamente Prato com comida em cima da mesa

Descrição gerada automaticamente

Foto: Daniela Caravaggi

Pratos com a qualidade da gastronomia sustentável, geralmente são bem sofisticados e tem o preço médio entre R$ 40 e R$ 50, a valorização do alimento também é uma característica forte dessa maneira de cozinhar.

Para acompanhar deliciosos pratos gourmet, por exemplo, nada melhor do que um bom vinho. “Uma recomendação são os vinhos secos, clássicos para esses tipos de pratos. Mas, o vinho branco e o francês também podem se encaixar perfeitamente nesses momentos” finaliza o chefe.

Agora, para que você tenha o gostinho da boa gastronomia, fique com uma receita especial do chefe.

Brigadeiro de casca de banana

Ingredientes

– Cascas de 2 bananas, bem lavadas e picadas/

- 1 lata de leite condensado

- 4 colheres (sopa) de chocolate em pó

- 1 colher (sopa) de margarina ou manteiga

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Leve a mistura ao fogo baixo para ferver e mexa até começar a soltar do fundo. Feito isso, desligue e deixe esfriar. Depois, você pode enrolar e passar no granulado ou servir em copinhos.

A receita é quase a mesma do brigadeiro comum. Mas o acréscimo da casca de banana adiciona nutrientes ao doce, como o potássio (concentrado em maior proporção na casca do que na polpa da fruta).

Frutas em cima de prato verde

Descrição gerada automaticamente

Escrito por

Patriani

Acompanhe a Patriani nas redes sociais

Endereço

Santo André - SP

Fone: (11) 4318-0666

Av. Padre Manuel da Nóbrega, 385 Bairro Jardim, Santo André – SP 09080-140

Comunicação Corporativa

(11) 4318-0666

Kelly Zucatelli

Assessoria de imprensa

XCOM

(11) 2898-7474