Relacionamento Com Cliente
4000-1557
Doha, a capital do Qatar, será o centro das atenções do mundo em novembro e dezembro de 2022. Nós, brasileiros, pouco sabemos dessa cidade. Afinal, o que se pode fazer em Doha? É o que vamos contar aqui. Confira:
Caminhe no Corniche, o calçadão à beira-mar de Doha
O Corniche é o ponto de encontro de moradores e turistas em Doha. A caminhada por seus 7 km permite que se admire o skyline da capital do Qatar, com seus futuristas prédios espelhados à beira-mar. Ao longo do caminho, encontram-se várias atrações importantes da cidade, como o Museu Nacional do Qatar, o Souq Waqif e o Museu de Arte Islâmica, detalhados em um dos próximos parágrafos.
Faça compras no Souq Waqif, típico mercado árabe
Sabe aqueles típicos mercados árabes repletos de ruelas, restaurantes da culinária local e venda de especiarias? Pois assim é o Souq Waqif, com uma diferença em relação aos mercados de outros países: nele, tudo é limpinho e muito perfumado. Esse é o lugar certo para comprar artigos como tecidos finos, lenços, narguilés decorados, doces árabes, roupas com fios de ouro e joias com pérolas, que tanto enriqueceram a região.
Uma curiosidade é o nome do local: “waqif” significa “de pé” em árabe, e o mercado tem esse nome porque os vendedores tinham o hábito de ficar sempre de pé até os anos 1970, quando foi construída a corniche, pois a área costumava inundar com a mudança da maré.
Outra curiosidade é a grande quantidade de estabelecimentos ligados à falcoaria, esporte que consiste em treinar falcões para a caça. Existem várias lojas com as aves de rapina, que permanecem imóveis com seus capuzes de couro, além de um hospital específico para cuidar dos animais.
Viaje pela história no Museu Nacional do Qatar
A viagem já começa na própria fachada do museu. Sua arquitetura, que pode até lembrar um disco voador aos desinformados, foi inspirada na rosa do deserto, formação mineral existente no deserto do Qatar. Lá dentro, a história do país é contada com recursos da alta tecnologia, mostrando de forma interativa, por exemplo, os povos nômades do deserto, a extração de pérolas e o descobrimento do petróleo.
Admire as maravilhas do Museu de Arte Islâmica
O Museu de Arte Islâmica reina sozinho em uma ilha artificial construída especialmente para ele. A grandiosa arquitetura típica islâmica, com suas linhas retas, já chama a atenção de longe e é assinada pelo arquiteto sino-americano Ieoh Ming Pei, responsável também pela pirâmide de vidro do Louvre, em Paris.
As surpresas continuam dentro do museu, que tem o maior acervo de arte islâmica do mundo. Os desenhos geométricos do interior do edifício valorizam ainda mais as louças, porcelanas, joias, pinturas e tapeçarias expostas no local.
Navegue no Dhow, típico barco do Qatar
O Dhow é uma embarcação típica do Qatar, antigamente utilizada pelos moradores para extrair as pérolas do mar. Hoje virou meio de transporte para os turistas, que podem curtir um belo pôr do sol nas águas do oceano. Os moradores de Doha também costumam utilizar o barquinho para fazer festas nos finais de semana, com muita música e dança.
Sonhe no luxuoso bairro The Pearl
“Pearl”, em inglês, significa “pérola”. Além de ser uma verdadeira joia, o luxuoso bairro remete às pérolas cultivadas na região. Vistas de cima, as ilhas artificiais lembram um colar de pérolas. A região, com requintados hotéis, restaurantes, shoppings e mansões, é dividida em vários distritos. Um deles, chamado Qanat Quartier, é totalmente inspirado na cidade italiana de Veneza e oferece até passeios de gôndola por canais rodeados de prédios renascentistas.
Curta o Katara Cultural Village, complexo que tem de tudo
O Katara Cultural Village proporciona experiências variadas, englobando religião, gastronomia, cultura e compras. Por lá, é possível meditar nas mesquitas Azul e Dourada; fazer compras em um shopping adornado por cristais de Murano; assistir a um concerto da Orquestra Filarmônica do Qatar; e se deliciar em várias opções de restaurantes. O Katara Cultural Village é um centro de entretenimento completo.
Viu quantas atrações incríveis tem Doha? Pois isso é só o começo. A capital do Qatar oferece muitas outras atividades. Os torcedores da seleção brasileira certamente vão se surpreender ao explorar a cidade entre um jogo e outro de futebol.
Maristela do Valle é jornalista especializada em turismo há mais de 25 anos. Trabalhou em publicações como o caderno de Turismo da Folha de S. Paulo, a revista Viagem e Turismo e o site viajeaqui.com.br. Já visitou cerca de 30 países e é autora dos livros “Lua de mel – como planejar sua viagem” e “Viaje Sozinha – Dicas e experiências para que você viaje na boa e se divirta como nunca”, ambos da Panda Books.