Patriani

TURISMO

13 de junho de 2022

Olímpia: diversão com parque aquático e folclore

Turismo

13 de junho de 2022

Escrito por

Maristela do Valle

Tempo de leitura: 2 minutos

Tempo de leitura:

2 minutos

A família toda ama os parques aquáticos de Olímpia, cidade do interior paulista a 350 km de Campinas e 430 km de São Paulo. As águas das piscinas são quentinhas o ano todo, pois são naturalmente aquecidas pelas rochas submersas do Aquífero Guarani.

A cidade tem dois parques aquáticos incríveis: o Thermas dos Laranjais, que diverte os visitantes desde 1987, e o Hot Beach, inaugurado em 2017. Ambos têm praia artificial com areia, coqueiral e piscina de ondas; rio lento para relaxar; balde gigantesco que despeja água sobre os pequenos; toboáguas; playgounds molhados e muitas outras atrações.

Além de ser famosa pelos parques aquáticos, Olímpia também ostenta o título de “Capital Nacional do Folclore”, de acordo com uma lei promulgada em 2017. E há quase 60 anos organiza um festival de folclore, sempre em agosto. Confira a seguir as principais atrações da cidade:

Thermas dos Laranjais: parque aquático pioneiro na cidade

Cada membro da família tem seu programa preferido no Thermas dos Laranjais (www.termas.com.br), parque aquático mais visitado da América Latina, com mais de 50 atrações.

Os pequenos encaram os desafios flutuantes da Piscina Maluca; curtem as brincadeiras do Clube das Crianças, exclusivo para menores de 6 anos; e sobem sem medo a Bolha Infantil inflável, que faz todo mundo escorregar.

Os adolescentes batem ponto nos dois simuladores de surfe, que os desafiam a se manter em pé em cima das pranchas: a Pista de Surf e o Surf Master, este último em uma piscina inflável em forma de meia lua. Os destemidos também adoram atrações radicais como a Montanha-russa Aquática, com suas quedas e túneis; o Kamikaze, rápida queda livre de apenas cinco segundos; o Everest, onde você atinge até 80 km/h; e o Lendário, com cinco pistas diferentes, cada uma com o nome de um personagem folclórico: Boitatá, Saci Pererê, Cuca, Iara e Boto.

Já os banhistas mais tranquilos gostam de boiar nas Ressurgências, que não deixam ninguém afundar por causa da grande quantidade de sal, assim como acontece no Mar Morto. Também curtem dar uma relaxada nos ofurôs e nas piscinas de pedras.

Quando quiser dar um tempo de tanta atração molhada, você pode fugir um pouco para o zoológico e a fazendinha, onde se encanta com animais como cabras, bois, vacas, pôneis, calopsitas, araras, tucanos, jacarés e flamingos. Também pode praticar esportes nas quadras de areia, tênis e poliesportiva.

Hot Beach: complexo com parque, resorts e vila

O Hot Beach Olímpia (www.hotbeach.com.br) também diverte visitantes de todas as idades. Os pequenos se esbaldam nas gangorras molhadas do Acquabrinke e nos minitoboáguas do Slide Kids. Os radicais berram a valer com o Poty Pipe, que mais parece uma gigantesca pista de skate explorada em uma boia dupla, e com as quatro descidas do Irado.

A família toda relaxa no Ebaa River, que é uma réplica do Rio São Francisco tanto no traçado quanto na cor, esverdeada. Também aproveita junto a nova área do parque chamada Oásis, composta por três piscinas (uma delas em estilo fervedouro, com borbulhas), praia infantil, bar molhado, palco e bangalôs. Outros pontos de relaxamento são o ofurô, a sauna e a tenda de massagem.

Já os esportistas contam com uma área que já é familiar para quem mora num prédio Patriani e frequenta sua quadra de beach tennis: é a Arena Hot Beach, quadra de areia para esportes de praia como vôlei, tênis e futevôlei. Assim você não precisa interromper seus treinos nem durante as férias.

O parque aquático faz parte de um complexo que também tem quatro resorts, facilitando muito a mobilidade das famílias que desejam aproveitar cada minuto nos toboáguas. Todos têm piscinas aquecidas para os hóspedes continuarem a diversão no hotel, além de facilidades como academia e clube infantil. Um deles é pet friendly e outro tem apartamentos para até oito pessoas.

E a grande novidade do Hot Beach Parques & Resorts em 2022 é a Vila Guarani, um centrinho com restaurantes, lojas, sorveteria, feira de artesanato e até tenda de circo. O local também tem uma atração chamada Viiiixe, com passarelas suspensas a 15 metros de altura.

Capital Nacional do Folclore: festival e museu

Agosto é mês de festa em Olímpia, que recebe todo ano o Festival do Folclore. O evento, que costuma durar nove dias, tem apresentações de danças típicas, como bumba-meu-boi, reisado, samba-de-coco, folias de reis, carimbo e rancheiras. Por lá os visitantes também podem se deliciar nas barracas de espetinhos, crepes, doces, batidas e cervejas artesanais.

Quem não consegue estar na cidade em agosto pode visitar ao longo do ano o Museu de História e Folclore Maria Olímpia. O acervo tem cerca de 3 mil peças, incluindo indumentárias de festas populares; peças de barro, bambu, madeira, couro e ágata; e objetos representativos dos mitos brasileiros. Vale a pena conferir.

Instalado em um casarão de 1940, o museu também mostra fotos do Festival do Folclores, instrumentos musicais e peças de hábitos tradicionais, como o pilão, esporas, luminárias e serras.

Maristela é jornalista especializada em turismo há mais de 25 anos. Trabalhou em publicações como o caderno de Turismo da Folha de S. Paulo, a revista Viagem e Turismo e o site viajeaqui.com.br. Já visitou cerca de 30 países e é autora dos livros “Lua de mel – como planejar sua viagem” e “Viaje Sozinha – Dicas e experiências para que você viaje na boa e se divirta como nunca”, ambos da Panda Books.

Escrito por

Maristela do Valle

Acompanhe a Patriani nas redes sociais

Endereço

Santo André - SP

Fone: (11) 4318-0666

Av. Padre Manuel da Nóbrega, 385 Bairro Jardim, Santo André – SP 09080-140

Comunicação Corporativa

(11) 4318-0666

Kelly Zucatelli

Assessoria de imprensa

XCOM

(11) 2898-7474